domingo, 10 de fevereiro de 2013

PREFEITURA DE TUPARETAMA MELHORA A SITUAÇÃO DO LIXÃO MUNICIPAL

Em novembro do ano passado este blog acompanhou o então prefeito eleito Dêva Pessoa até o lixão municipal (a cerca de 5km da cidade) para verificar de perto a situação alarmante e preocupante, de total abandono em que se encontrava o local.
Quando assumiu  a prefeitura em janeiro deste ano, Dêva Pessoa tomou as providências para amenizar o problema.  Uma das principais ações realizadas foi a construção de valas para aterramento do lixo, limpeza do terreno e das proximidades, áreas particulares que foram invadidas pelo lixo abandonado nos últimos meses de 2012.  
As ações realizadas pelo prefeito Dêva Pessoa reduziram sensivelmente o mau cheiro e a presença de moscas. Facilitaram também o trabalho de famílias de catadores que separam e vendem resíduos sólidos como papel, alumínio, ferro e plástico. No entanto todas estas ações são paliativas. Por lei, os municípios estão obrigados a se adaptarem a Política Nacional de Resíduos Sólidos,  que vai eliminar depósitos de lixo a céu aberto.  O governo federal disponibilizará recursos para a construção de aterros sanitários e galpões para viabilizar coleta seletiva. Municípios de pequeno porte como Tuparetama poderão se consorciar com outros municípios vizinhos, para facilitar e baratear os custos. O CIMPAJEÚ, Consórcio dos Municípios do Sertão do Pajeú tem o assunto como pauta de suas reuniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário